Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Domingo, 03 de Novembro de 2024

Notícias Brasil

Termina greve dos professores dos Institutos Federais

Categoria aceitou proposta do governo

Termina greve dos professores dos Institutos Federais
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os professores dos institutos federais decidiram encerrar a greve que durava mais de dois meses.

A categoria aceitou, no último sábado (22), uma proposta de reajuste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e suspenderam a paralisação.

Os quatro institutos federais do Vale do Paraíba e região estavam em greve desde abril. As datas de início da paralisação foram:

Leia Também:

São José dos Campos - 3 de abril

Jacareí - 4 de abril

Caraguatatuba - 19 de abril

Campos do Jordão - 24 de abril

De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), apenas a unidade de São José dos Campos não concordou com o acordo com o governo. No entanto, como a decisão é estadual, esta unidade deve discutir o retorno das atividades e seguir com o fim da greve, assim como os outros institutos.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) informou que o comando nacional da greve decidiu encerrar a paralisação a partir de quarta-feira (26), quando a entidade vai assinar um acordo com o Ministério da Gestão e Inovação. As paralisações devem ser totalmente finalizadas até o dia 3 de julho, e o retorno das aulas vai depender da decisão interna de cada unidade.

No Instituto Federal de Jacareí, por exemplo, as aulas retornam já nesta segunda-feira (24), mas as atividades administrativas continuam paralisadas até a assinatura do acordo.

Reivindicações e Acordo

A greve nacional envolveu professores e funcionários técnico-administrativos. Entre as reivindicações estavam a reestruturação da carreira dos servidores e mais investimentos para as instituições. Na região, a principal demanda era a recomposição salarial de 34,32% para os técnico-administrativos e 22,71% para os professores.

O fim da greve ocorreu após a maioria dos servidores votar a favor da proposta de reajuste enviada pelo Governo Federal no início de junho. A proposta prevê reajustes em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional, além da revogação de uma portaria de 2020 que aumentou a carga horária mínima semanal dos professores.

Situação dos Técnicos-Administrativos

A categoria dos técnicos-administrativos das universidades federais ainda não aceitou o acordo com o governo e, portanto, não devem voltar ao trabalho. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) deve se reunir para reavaliar as estratégias em relação à categoria.

Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!