Em resposta ao boicote do Carrefour na França, que decidiu não comercializar carne proveniente do Mercosul, frigoríficos e restaurantes brasileiros interromperam o abastecimento no Carrefour Brasil. As entregas nas lojas já foram suspensas, afetando também as redes Sams Club e Atacadão. A falta de cortes de carne será visível já neste sábado, uma vez que a maioria das lojas recebe entregas diretas, sem passar por centros de distribuição.
Na sexta-feira, a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) manifestou repúdio às declarações do presidente do Carrefour na França, Alexandre Bompard. A Fhoresp convocou empresários do setor de hotelaria e alimentação a boicotar a rede de supermercados, enquanto esta continuar a desvalorizar produtos brasileiros. A nota foi divulgada na mesma noite em que o Carrefour anunciou sua decisão.
As principais associações da agropecuária nacional também se uniram ao movimento, afirmando que não fornecerão carne à rede francesa no Brasil. Em nota, as entidades, incluindo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), criticaram a postura do Carrefour, destacando que se a carne do Mercosul não é considerada adequada para o mercado francês, não deveria ser para nenhum outro país.
Esse movimento de boicote reflete uma reação coordenada do setor agropecuário brasileiro, que busca defender seus interesses diante de medidas consideradas protecionistas por parte do Carrefour. As associações enfatizam que a decisão da gigante do varejo atende apenas à demanda dos pecuaristas franceses, prejudicando a imagem e os negócios dos produtores brasileiros.
Comentários: