Nesta quinta-feira (20), o outono se despede e dá lugar ao inverno, que começa oficialmente às 17h51, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conhecida pelo frio, a nova estação trará temperaturas um pouco mais altas que o normal para a região do Vale do Paraíba.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), ainda teremos dias frios, mas eles serão menos frequentes. Isso se deve aos bloqueios atmosféricos que mantêm as temperaturas mais elevadas, embora o ar polar ainda provoque quedas nos termômetros em alguns períodos.
Comparado ao inverno do ano passado, que registrou julho como o mês mais quente da história, a tendência é de que as temperaturas sejam um pouco mais baixas este ano. Campos do Jordão, a cidade mais fria da região, pode até registrar geadas, como aconteceu no início de junho.
O fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, perdeu força. Por outro lado, a La Niña, que resfria essas águas, ainda não deve influenciar o clima deste inverno.
A estação também será marcada por menos chuvas, devido às massas de ar seco que reduzem a umidade. Isso aumenta o risco de queimadas, incêndios florestais e problemas respiratórios, especialmente nas cidades do interior.
Comentários: