A cidade de São José dos Campos registrou um aumento preocupante nos casos de latrocínio, crime que consiste em roubo seguido de morte. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram 7 ocorrências no primeiro trimestre de 2025, contra 5 no mesmo período de 2024 — um crescimento de 40%.
O dado escancara o avanço da violência extrema no município. O latrocínio é uma das formas mais brutais de crime, pois mesmo com a entrega do bem, a vítima muitas vezes é executada.
“As pessoas estão sendo assassinadas por causa de celular, de carro… é um abandono total.”
A reportagem não conseguiu resposta da Secretaria de Segurança Pública sobre quantos casos de latrocínio registrados neste ano foram resolvidos.
Uma moradora que foi ouvida pela reportagem se disse chocada com os números, principalmente pelo fato de que essas informações não são divulgadas pela Prefeitura nem por órgãos oficiais. Segundo ela, se não fosse pela publicação da matéria, jamais imaginaria que sete pessoas foram assassinadas por latrocínio nos três primeiros meses do ano.
A falta de transparência reforça o sentimento de abandono da população, que convive com a escalada da violência enquanto os dados são ocultados do debate público.
