A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) foi incluída na área com previsão de chuva extrema até domingo (2), segundo o portal Climatempo, especializado em meteorologia.
A maioria das áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais devem acumular de 100 a 200 mm de chuva no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Mas na divisa de São Paulo com Minas e com o Rio de Janeiro, incluindo parte do Vale do Paraíba, esse acumulado estimado aumenta para volumes da ordem de 200 a 300 mm de chuva.
“Grande parte do Sul de Minas, a região da Zona da Mata Mineira, o Vale do Paraíba (SP) e o sul do estado do Rio de Janeiro também poderão acumular 200 a 300 mm de chuva”, apontou o Climatempo.
Segundo o serviço, uma pequena área na Serra da Mantiqueira, abrangendo a região de Campos do Jordão, é considerada a área mais perigosa, onde o volume de chuva deve ser mais extremo. Nesta área, o acumulado esperado para o período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro pode variar de 300 a 400 mm.
“Estes volumes de chuva estimados são muito elevados e em alguns casos correspondem a quase toda a chuva do mês de fevereiro em três, quatro dias. É uma situação extrema. É uma situação de grande perigo, porque já choveu muito nessas regiões e, em vários locais, os solos estão encharcados e o nível dos rios e córregos está alto”, informou o Climatempo.
Zona de Convergência.
A condição climática se dá por um novo episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que estará ativo sobre o Brasil até domingo, trazendo chuvas fortes e volumosas para partes das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.
Em episódios anteriores, o foco da chuva intensa era no norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, em áreas da Bahia, de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e do Tocantins. Agora, a maior preocupação com a chuva muito volumosa é numa estreita faixa entre a divisa de São Paulo com Minas Gerais e com o Rio de Janeiro.
A chuva deste novo episódio de ZCAS vai cair sobre áreas que já estão tendo chuva regular, com vários temporais, desde novembro de 2024. Agora, a condição dos solos está mais propícia a ter deslizamentos de terra. Há um grande potencial para deslizamentos na Serra da Mantiqueira, na Serra do Mar, na região do Litoral Norte de São Paulo, de Angra dos Reis e de Paraty.
“Fiquem atentos às previsões para esses próximos dias. Evitem grandes deslocamentos pelas estradas das áreas em alerta. Atenção redobrada às orientações da Defesa Civil da sua cidade e do seu estado”, completou o Climatempo.
Comentários: