Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias Política

Urnas abertas: 5,5 mil cidades do Brasil elegem prefeitos e vereadores

Mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar começam a escolher quem ocupará cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

Urnas abertas: 5,5 mil cidades do Brasil elegem prefeitos e vereadores
Casos de denúncias de assédio eleitoral podem ser registrados para o MPT ou TSE (Foto: Folhapress)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As urnas estão abertas: eleitores de 5.569 municípios já começaram a decidir, neste domingo (6/10), quem serão os escolhidos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Assim, a Justiça Eleitoral está preparada para receber a manifestação, nas seções eleitorais, de mais de 155 milhões de brasileiros aptos a votar.

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 é realizado neste domingo, quando grande parte dos municípios já deve decidir quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. Nos casos em que for necessário um segundo turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro deste ano.

Onde houver necessidade, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem voltar às urnas para escolher os prefeitos. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um.

Leia Também:

No começo do dia, a Polícia Federal abriu 15 inquéritos e deteve 56 pessoas suspeitas de crimes como compra de votos e propaganda eleitoral irregular. Nesse sábado (5/10), 24 foram detidas em Nilópolis, no Rio de Janeiro.

O Distrito Federal e Fernando de Noronha são as únicas regiões do Brasil sem eleição neste domingo. No Entorno do DF, os moradores vão às urnas. Como ocorre em outras localidades, há um “mar de santinhos” pelas ruas.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, votou no começo da manhã em Belo Horizonte (MG)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou em São Bernardo do Campo (SP).
Lula falou rapidamente com a imprensa, momento em que ressaltou que este domingo é um dia “muito especial para a democracia brasileira”. Sem citar nomes, criticou as fake news durante a campanha eleitoral. “Agora tem a quantidade de fake news, surgimento de candidatos que não têm compromisso a não ser inventar histórias”, afirmou.

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), acompanhou Lula em São Bernardo. Ao contrário de Lula, Padilha falou especificamente sobre o caso envolvendo o candidato Pablo Marçal (PRTB), que divulgou um laudo falso contra o candidato Guilherme Boulos (PSol).

Ao votar na manhã deste domingo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, disse esperar rigor da Justiça Eleitoral para punir o influencer. Ele classificou como “inaceitável” o laudo médico falso usado por Marçal.

Acompanhado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição para a Prefeitura de São Paulo, votou na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, em Socorro, zona sul de São Paulo, no começo da manhã deste domingo (6/10). Na saída, ele expressou a expectativa de “tranquilidade” ao longo do dia, “diferente do que foi na campanha”, em referência indireta ao adversário Pablo Marçal (PRTB).

Fila virtual para justificar voto pelo app

Eleitores de diferentes regiões do Brasil relataram dificuldades ao tentar justificar o voto pelo aplicativo oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A principal queixa está relacionada à instabilidade na aba destinada à justificativa, que apresenta a mensagem: “Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes”

O TSE informou que o aplicativo e-Título não apresenta instabilidade. “O grande número de acessos provocou uma fila virtual. Importante destacar que a justificativa pelo e-Título pode ser feita até as 17h”, ressaltou.

Eleitorado brasileiro

Cerca de 52% do eleitorado de todo o Brasil é formado por mulheres, conforme informações fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os eleitores, 27,04% têm o ensino médio completo. Outros 22,48% têm o ensino fundamental incompleto e 3,57% são analfabetos.

Mais de 66 milhões dos eleitores estão na região Sudeste, o que representa 42,91% do total. O colégio eleitoral é seguido pelo Nordeste, com 43.302.692, e Sul, com 22.969.108.

Em relação ao número de candidaturas, são mais de 463 mil registradas na Justiça Eleitoral. Mais de 15 mil são de prefeitos e 432 mil, de vereadores. Mais de 45 mil candidatos de todo o Brasil concorrem à reeleição.

Uma novidade para o pleito deste ano é a participação de Esperança do Norte, em Mato Grosso, que se tornou município após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2023, e que conta com 4.243 votantes.

Vale lembrar que, para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão carteira de identidade, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, CNH e e-Título.

FONTE/CRÉDITOS: Mateus SalomãoMaria Eduarda Portela - Metrópoles
Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!