O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quarta-feira feira (17) que sua intenção é concorrer à reeleição em 2026 e que ele não disputará a eleição presidencial. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa em Araçatuba, no interior paulista.
Embora já tenha mencionado essa intenção em outras ocasiões, esta é a primeira vez que Tarcísio faz a afirmação de forma tão direta após a recente condenação de Jair Bolsonaro (PL). O governador é visto como um dos principais nomes cotados para assumir o protagonismo da direita no pleito de 2026. Em uma pesquisa recente da AtlasIntel/Bloomberg, Tarcísio de Freitas aparece como a principal aposta entre os brasileiros para a disputa presidencial, o que torna sua decisão um ponto-chave na política nacional.