O Partido da Social Democracia Brasileira(PSDB) desistiu, nesta sexta-feira, 13, de continuar com o processo de fusão com o Podemos. A decisão ocorre uma semana após o diretório nacional da sigla ter aprovado a possibilidade de união.
“A ideia de uma fusão ou incorporação entre PSDB e Podemos neste momento está suspensa por conta de divergências relacionadas ao comando da nova legenda. Por outro lado, seguimos insistindo na ideia de construir uma plataforma política que agrupe o Centro Democrático e apresente ao país uma alternativa de poder”, afirmou o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
Pesou na decisão do PSDB a falta de acordo sobre o tempo de mandato da cúpula partidária. Pela proposta do Podemos, haveria uma alternância de poder entre integrantes do PSDB e do Podemos a cada quatro anos; os tucanos tinham outra proposta: na transição, haver a troca de comando a cada seis meses; depois disso, a alteração seria anual.
O processo de fusão do PSDB com o Podemos foi aprovado na semana passada por 196 votos a cinco. Houve quatro abstenções.
Na época, o presidente tucano, Marconi Perillo, chegou a falar em um novo momento dos dois partidos.
“Eu quero agradecer a todos que confiaram a nós da Executiva Nacional a condução com responsabilidade desse novo momento na vida do partido. Todos que estamos aqui amamos o PSDB”, declarou Perillo na ocasião.
“Nós temos amor ao partido. O que estamos fazendo aqui hoje é algo para ajudar o partido na sua alavancagem, para que o partido tenha cada vez mais substância, tenha cada vez mais força para a gente prosseguir e voltar a ser um grande protagonista nacional, esse é o nosso objetivo”, pontuou.