Motoristas que trafegam pelas estradas do Litoral Norte Paulista devem se preparar para mudanças na fiscalização de velocidade. Até maio deste ano, 22 novos radares serão instalados em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Os equipamentos fazem parte de um pacote estadual que prevê 649 dispositivos em todo o estado de São Paulo, com um investimento de R$ 83,7 milhões.
Os novos radares no Litoral foram planejados para rodovias com altos índices de acidentes. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mapeou trechos críticos e determinou a instalação dos dispositivos para reduzir o risco de colisões e garantir mais segurança a motoristas, ciclistas e pedestres.
Onde estarão os radares?
Em Ubatuba, dez radares serão distribuídos entre as rodovias Rio-Santos (SP-55) e Oswaldo Cruz. Em São Sebastião, serão sete dispositivos, sendo dois no trecho que liga a cidade a Caraguatatuba e cinco na Costa Sul. Caraguatatuba contará com quatro radares na Rio-Santos, enquanto Ilhabela terá um novo equipamento na Estrada Perimetral Norte (SP-131).
Confira os pontos exatos
São Sebastião – Rodovia Rio-Santos (SP-55)
KM 114,26
Km 119,95
Km 142
Km 147,7
Km 156,97
Km 160,5
Km 171,5
Ubatuba – Rodovia Rio-Santos
Km 54
Km 71,7
Km 73,15
Km 78,3
Km 79,8
Km 80,8
Oswaldo Cruz
Km 77
Km 80,9
Km 85,85
Km 88,3
Caraguatatuba – Rodovia Rio-Santos (SP-55)
Km 89,1
Km 102,75
Km 104,9
Km 106,4
Ilhabela – Estrada Perimetral Norte (SP-131)
Km 11,2
O que muda com os novos radares?
Os equipamentos serão divididos em dois tipos:
Fixo-Redutor: Instalação em áreas urbanas, com presença de pedestres e ciclistas. Possuem display para exibir a velocidade dos veículos.
Fixo-Controlador: Para rodovias rurais, sem display, fiscalizando velocidades mais altas.
Além da medição de velocidade, os novos radares no Litoral terão tecnologia para contar automaticamente os eixos dos veículos, coletando dados estatísticos em tempo real para o DER-SP.
Segundo o superintendente do DER, Sergio Codelo, o objetivo é garantir mais segurança e reduzir os índices de acidentes na região.”Queremos ir além da meta da ONU de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030, buscando zerar esse índice”, afirmou. A previsão é que todos os equipamentos estejam operando até maio de 2025.
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