Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Quinta-feira, 25 de Junho de 2026
RADIOSET
RADIOSET

Notícias Brasil

Novo alerta de emergências deve entrar em operação até dezembro

Veja como vai funcionar

Novo alerta de emergências deve entrar em operação até dezembro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O novo sistema de alerta de emergências do país deve entrar em operação até dezembro em todos os estados das regiões Sul e Sudeste, quando o verão e o aumento das chuvas começam.

Antes disso, a Defesa Civil testará o sistema em dez municípios brasileiros, escolhidos com base em seu histórico de desastres e na capacidade das defesas civis locais. Essas cidades são pequenas e foram selecionadas por essas características.

A informação foi divulgada pelo superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Gustavo Borges.

Leia Também:

"A expectativa é que possamos expandir até o próximo verão para todos os estados das regiões Sul e Sudeste. Estamos trabalhando para que essa expansão ocorra até novembro ou dezembro, para que o sistema já esteja disponível para as defesas civis", declarou Borges. O novo sistema emitirá alertas com sons e mensagens em formato pop-up nos celulares, que se sobrepõem ao conteúdo exibido na tela.

“O importante é que essa mensagem não requer um cadastro do usuário. Então, se você estiver com um celular compatível, com uma rede 4G ou 5G e em cobertura, essa mensagem chegará até você”, explicou Borges. O sistema será operado pela Defesa Civil, que delimitará a área em situação de risco para emitir o sinal. Qualquer celular compatível com cobertura dentro desse perímetro receberá a notificação.

Segundo Borges, celulares comprados a partir de 2020 já são compatíveis com a tecnologia, que funcionará em redes 4G e 5G.

Atualmente, os alertas são emitidos pela Defesa Civil por meio de mensagens SMS, e para recebê-las o usuário precisa se cadastrar informando CEPs de interesse.

“O problema do SMS é que, por exemplo, você pode se mover entre municípios ou estados, e isso cria uma fragilidade no sistema. O cell broadcast [novo sistema], por outro lado, identificará todas as pessoas na área de risco, mesmo que não tenham se cadastrado, e enviará a mensagem”, afirmou Borges. No entanto, o SMS continuará sendo usado pela Defesa Civil para emitir alertas. O novo sistema será utilizado apenas em situações de alto risco.

“É um aviso que gera muita atenção por parte da pessoa. Então, deve ser reservado para momentos e situações muito graves, com alta probabilidade [de ocorrência]”, destacou.

No final de 2022, a Anatel determinou que as operadoras implementassem o novo sistema de alertas. A agência buscou o apoio do governo para implementar a ferramenta junto à Defesa Civil e criar um plano de comunicação para a população.

A engenharia do sistema foi concluída no final de 2023. Claro, Tim e Vivo já implementaram a ferramenta em suas redes.

Restam duas pendências para o lançamento: o treinamento das defesas civis e o plano de comunicação. Ambos estão sendo conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações.

No início de maio, o MIDR afirmou que o sistema estava “em fase de ajustes e finalização”.

“Hoje, o Cenad [Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, ligado ao MIDR] está muito focado no enfrentamento da crise no Rio Grande do Sul, mas assim que voltar a alguma normalidade conseguiremos fazer o lançamento para dez municípios”, explicou Borges.

No primeiro dia dos testes para esses dez municípios, a Anatel fará um alerta de demonstração para explicar o que é e como usar o sistema.

Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!