As urnas eletrônicas começaram a chegar no Vale do Paraíba para o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro.
Cerca de 11 mil urnas estão sendo distribuídas na região. O processo, que é padronizado, ocorre em todos os cartórios.
Os funcionários passam por um treinamento específico. Após a realização dos testes, as urnas são devidamente lacradas.
Em São José dos Campos, parte dos equipamentos é de tecnologia mais avançada. O novo modelo, denominado ‘UE2022’, apresenta uma velocidade cerca de 18 vezes superior à das urnas de 2015.
Aproximadamente 80% das sessões eleitorais da cidade utilizarão esses equipamentos mais modernos. Ao todo, São José contará com cerca de 1,7 mil urnas.
Sobre as novas urnas eletrônicas
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as versões mais atuais das urnas eletrônicas começaram a ser produzidas em maio 2023.
Naquele mês, foram entregues 246 equipamentos. Depois de uma breve pausa em junho e julho, a produção foi retomada em agosto e em setembro, quando foram remetidas aos tribunais 26.250 e 26.808 urnas, respectivamente.
O modelo 2022 conta com as mesmas inovações da urna 2020. Além de processador mais potente – 18 vezes mais rápido que o existente na versão de 2015 –, os novos equipamentos possuem perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e mecanismo de criptografia aprimorado, com o uso de algoritmo do tipo E521 (ou EdDSA), considerado um dos mais apurados do mundo.
A previsão é que, nas Eleições Municipais de 2024, 77% das urnas eletrônicas usadas para colher os votos do eleitorado sejam dos modelos 2022 e 2020. Atualmente, o Brasil conta com mais de 153 milhões de pessoas aptas a votar.
Com urnas mais modernas, a expectativa é a de que a votação transcorra de maneira ágil, segura e estável.
Comentários: