Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
RADIOSET
RADIOSET

Notícias Política

Na Câmara de São José, governo barra 9 requerimentos da oposição

Os requerimentos tiveram 9 votos a favor e 11 contra

Na Câmara de São José, governo barra 9 requerimentos da oposição
Reprodução/TV Câmara
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Requerimentos
Aproveitando o fato de ter maioria na Câmara de São José dos Campos, a base aliada ao governo Anderson Farias (PSD) conseguiu rejeitar nessa terça-feira (15) um total de nove requerimentos da oposição que cobravam informações da Prefeitura.

A favor
Dos 21 vereadores, nove votaram a favor dos requerimentos: Amélia Naomi (PT), Anderson Senna (PL), Carlos Abranches (Cidadania), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Lino Bispo (PL), Roberto Chagas (PL), Sérgio Camargo (PL) e Thomaz Henrique (PL). Todos esses parlamentares são da oposição.

Contra
Outros 11 vereadores votaram contra os requerimentos: Claudio Apolinário (PSD), Fabião Zagueiro (PSD), Gilson Campos (PRD), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PSD), Renato Santiago (União), Rogério do Acasem (PP), Sidney Campos (PSDB) e Zé Luis (PSD). O presidente da Câmara, Roberto do Eleven (PSD), que também é da base governista, votaria apenas em caso de empate.

Leia Também:

Vale alimentação
No primeiro requerimento, Carlos Abranches questionava a Prefeitura se haverá "correção do vale alimentação dos servidores públicos municipais". Segundo o vereador, não há reajuste no benefício desde 2021.

Importunação sexual
No segundo requerimento, Anderson Senna pedia "informações acerca do caso de possível importunação sexual" ocorrido em uma escola municipal do bairro Vila Nair.

Febre amarela
No terceiro requerimento, Senna cobrava "informações a respeito do protocolo de enfretamento à febre amarela e número de casos atuais".

Barreira
No quarto requerimento, Juliana Fraga pedia "informações sobre a solicitação de retirada da barreira localizada na entrada da Estrada Municipal José Cauby de Oliveira", no Taquari.

Árvore
No quinto requerimento, Abranches pedia "informações sobre o estado fitossanitário, ações fiscalizatórias e de manutenção" com relação a uma árvore que corre risco de queda.

Recapeamento
No sexto requerimento, Abranches solicitava "informações sobre a previsão de execução de recapeamento asfáltico" em um dos trechos da Avenida João Batista de Souza Soares, no bairro Jardim América.

Água
No sétimo requerimento, Abranches pedia "informações sobre as ações fiscalizatórias executadas e referentes a despejo de águas servidas em sistema de escoamento de águas pluviais, pelo condomínio Portal do Parque", no bairro Parque Industrial.

Alagamentos
No oitavo requerimento, Abranches solicitava "informações sobre plano de contingência e ações recentes de manutenção, incidentes sobre o trecho com alagamentos frequentes" em trecho da Avenida João Batista de Souza Soares, no bairro Jardim Morumbi.

Programa
No nono requerimento, Amélia Naomi pede "informações a respeito do Programa Arte nos Bairros", como, por exemplo, os recursos aplicados entre 2022 e 2024.

Blindagem
A rejeição de requerimentos é uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Com a rejeição, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.

Balanço
Apenas em 2023, a base aliada ao governo Anderson na Câmara barrou 182 requerimentos que cobravam informações da Prefeitura. Em 2024, a blindagem deixou de ser adotada a partir de agosto, quando a oposição passou a ter mais cadeiras. No início de 2025, com a bancada governista retomando a maioria, a manobra voltou a ser aplicada.

FONTE/CRÉDITOS: OVALE
Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!