A licitação para a contratação da nova operadora do transporte público de São José dos Campos será lançada em agosto, segundo o prefeito Anderson Farias (PSD). A Secretaria de Mobilidade Urbana trabalha nos últimos detalhes para a divulgação do edital.
O certame irá definir a empresa que vai operar a frota de 400 ônibus elétricos que terá a cidade até setembro de 2026. Os primeiros 20 veículos chegam no próximo mês de setembro, fornecidos pela empresa Green Energy, que venceu a licitação. Os novos ônibus serão alugados.
A empresa vitoriosa da segunda licitação ficará responsável pela estrutura para a operação e manutenção dos ônibus elétricos. Anderson calcula que o serviço exigirá cerca de 1.000 pessoas – maior parte deve vir das pessoas que já trabalham no sistema.
Segundo Anderson, uma única empresa vai ser responsável por operar o sistema. Para tanto, a licitação aceitará a participação de consórcios.
A terceira licitação será para definir a operadora da parte financeira do sistema, com a cobrança das passagens. Uma fintech deve ser contratada. Anderson informou que o sistema contará com um cartão com bandeira, que também poderá ser utilizado para débito e crédito.
Na tarde desta última sexta-feira (25), Anderson apresentou 40 novos veículos que irão renovar a atual frota de veículos a diesel da cidade. O investimento das empresas operadoras chega a R$ 30 milhões.