Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Sabado, 25 de Janeiro de 2025

Notícias Saúde

Jacareí não atinge meta em nenhum dos indicadores do Previne Brasil

A queda nos indicadores pode resultar principalmente na diminuição de repasses do Ministério da Saúde para os municípios.

Jacareí não atinge meta em nenhum dos indicadores do Previne Brasil
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Jacareí não atingiu a meta em nenhum dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O mau desempenho resultou na queda do município em outro importante indicador que atesta a qualidade da saúde municipal como um todo. Em nota, Prefeitura informou que ainda há áreas que necessitam de atenção e que segue reforçando as campanhas de conscientização à população.  

Criado em 2019, o Previne Brasil é a principal medição do Ministério da Saúde para medir a ampliação e acesso da população as políticas públicas do SUS com foco principalmente na atenção primária dos municípios brasileiros. A queda nos indicadores pode resultar principalmente na diminuição de repasses do Ministério da Saúde para os municípios. 

O Previne Brasil avalia os seguintes indicadores:

  1. A proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
  2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
  3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
  4. Proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau) na APS;
  5. Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada;
  6. Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e
  7. Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

 

Leia Também:

Desempenho de Jacareí nos indicadores do Previne Brasil 

2º quadrimestre de 2024

INDICADORES META NOTA
Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas 45% 38%
Proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV realizados 60% 58%
Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado 60% 43%
Proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau) na APS 40% 29%
Cobertura vacinal de crianças até um ano de idade 95% 87%
Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre 50% 35%
Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre 50% 31%

Município apresenta queda no indicador geral do Previne Brasil 

A avaliação dos sete indicadores tende a dar uma nota final sobre o desempenho da saúde municipal denominado como Indicador Sintético Final (ISF). Neste quesito, Jacareí apresentou uma queda do primeiro quadrimestre para o segundo, saindo de 8.17 para 7.82. 

Fonte: Ministério da Saúde

O que diz a Prefeitura 

Em nota a secretaria de Saúde de Jacareí informou que segue reforçando as campanhas de conscientização da população sobretudo na procura do acesso dos serviços de saúde: “Embora Jacareí tenha apresentado bons resultados em alguns indicadores, como os testes para sífilis e HIV, ainda há áreas que necessitam de atenção. Assim como demais cidades da região, ainda enfrentamos os desafios relacionados à pandemia e falta de conscientização da população”, destacou.

Sobre as consultas de pré-natal, a Pasta disse ter apresentado uma melhora com relação a 2023: “diariamente intensificamos as ações para atingir a meta, principalmente com campanhas de conscientização e maior acesso ao pré-natal”, disse. 

Sobre a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, Jacareí informou que busca sensibilizar as gestantes do município sobre a importância do acompanhamento com profissional durante todo o período da gestação. Ainda sobre a saúde da mulher, o município informou que com relação ao exame de Papanicolau que está trabalhando para que este procedimento seja livre demanda e atenda nos dois períodos do dia, manhã e tarde.

No caso de acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, a Saúde disse que às áreas, sobretudo a realização de exames de hemoglobina glicada ainda é um desafio, e que o acompanhamento regular de pacientes hipertensos apresenta dificuldades especialmente em áreas mais distantes dos centros de saúde.

Sobre a cobertura vacinal de crianças de até um ano, Jacareí atingiu 87% de cobertura vacinal deste público, apesar de estar abaixo da meta de 95%, no contexto do Previne Brasil, 87% pode ser considerado uma nota intermediária. “A dificuldade em atingir a meta nesta área está relacionada à hesitação vacinal. Esforços contínuos para melhorar a cobertura vacinal estão sendo promovidos periodicamente”, destacou a Saúde.

Na região, Jacareí ficou em 18º colocado na lista dos 39 municípios do Vale no ranking de avaliação do Previne Brasil. O destaque dessa avaliação foi de Santo Antônio do Pinhal que ficou em 1º lugar no ranking geral entre todos os municípios da região Metropolitana do Vale. Taubaté e São José dos Campos ficaram em 12º e 29º respectivamente. 

FONTE/CRÉDITOS: CBNVALE
Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!