Estão abertas as inscrições para a OCT (Olimpíada de Ciência e Tecnologia) do Instituto Embraer), destinada a estudantes do ensino público. Em sua terceira edição, a competição será exclusivamente voltada para meninas nas ciências, com o objetivo de aumentar sua participação em carreiras relacionadas às ciências exatas. A iniciativa visa ampliar as possibilidades de desenvolvimento e sucesso profissional dessas jovens no futuro.
“Ao estimular o desenvolvimento dessas jovens em um universo ainda predominantemente masculino, queremos contribuir para a equidade de gênero e aumentar a quantidade de talentos dedicados à ciência e à tecnologia”, disse André Tachard, diretor do Instituto Embraer.
Participação.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de outubro. Os interessados devem se inscrever pelo site institutoembraer.org.br, onde também é possível consultar o edital da nova edição da Olimpíada. O processo de inscrição deve ser realizado pela escola, com a indicação de um professor responsável.
Podem participar alunas matriculadas no 7º ou 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas nas seguintes cidades: São José dos Campos, Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Caçapava, Gavião Peixoto, Itatinga, Jacareí, Pardinho, Pratânia, São Manuel e Taubaté.
Na primeira fase da competição, as alunas passarão por provas que testarão seus conhecimentos em Biologia, Física, Química, Matemática e Tecnologias. As avaliações ocorrerão de 28 a 31 de outubro, presencialmente, nas instituições inscritas. No dia 14 de novembro, serão anunciadas as alunas classificadas para a segunda fase da Olimpíada.
Na fase final, as estudantes com os melhores resultados participarão de uma avaliação prática, que será realizada nos Colégios Embraer de São José dos Campos e Botucatu, no dia 23 de novembro. Nessa etapa, as meninas se envolverão em atividades experimentais e interativas em laboratório, aplicando conceitos das ciências exatas. As vencedoras serão premiadas com medalhas e certificados.
Comentários: