A transição entre a primavera e o verão será marcada por uma mudança significativa no tempo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).
O Instituto Naciona de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para o risco de tempestades em toda a região, com previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).
O boletim também afirma que há previsão de queda de granizo, queda de arvores, alagamentos, além do alto risco de corte de energia elétrica e estragos em plantações.
O alerta é válido até sábado (21), mas pode ser renovado pelo Inmet. O sábado (21) também marca o inicio do verão, que irá até março de 2025.
Além das fortes chuvas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou a chegada de uma frente fria em toda a RMVale e a ocorrência de raios na área costeira do Litoral Norte.
No entanto, o órgão ressaltou que a partir de domingo (22) a previsão é de dias marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que elevará as temperaturas e manterá uma sensação de calor e abafado em toda a região. Além disso, os dias serão mais firmes e sem condições para precipitações.
Cuidados redobrados durante temporais
Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição que eles apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas. No Litoral é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.
Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nestes momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.
Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.
Comentários: