A cidade de Ilhabela alcançou, em 2025, o maior número de avistamentos de baleias já registrado no arquipélago. De acordo com dados do Projeto Baleia à Vista — que realiza o monitoramento de cetáceos na região desde 2016 — entre os meses de maio e julho deste ano foram contabilizados 695 avistamentos.
O número representa um aumento de aproximadamente 72% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 403 baleias, e supera também os dados de 2023, que contabilizou 644 avistamentos.
Segundo o fundador do Projeto Baleia à Vista, Júlio Cardoso, diversos fatores contribuíram para o aumento no número de aparições em 2025.
Um dos principais motivos é o crescimento contínuo da população de baleias-jubarte, desde a proibição da caça em 1985. Na época, estimava-se que havia cerca de 3 mil animais da espécie no Atlântico Sul. Atualmente, esse número já ultrapassa 30 mil.
Além disso, o especialista destaca um fenômeno observado nesta temporada: algumas das baleias que passam pela região não estão migrando. Segundo ele:
“São baleias jovens, que ainda não atingiram a idade reprodutiva e, por isso, não fazem a migração tradicional das águas frias próximas à Antártica, onde costumam se alimentar, para as áreas mais quentes, onde ocorre a reprodução.”
Esses animais permanecem no Atlântico e, ao buscarem alimento mais próximo da costa, acabam sendo mais facilmente avistados.
A temporada de avistamentos segue até setembro, e a expectativa é de que os números finais sejam ainda maiores.