Casos de metapneumovírus (HMPV), um vírus respiratório que causa sintomas gripais, têm aumentado rapidamente entre crianças no norte da China.
O Centro de Controle de Doenças do país alertou a população sobre a importância de adotar medidas de saúde e higiene, rebateu rumores publicados na internet sobre hospitais lotados e descartou temores de uma nova pandemia semelhante à da covid-19.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a agência de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos, os sintomas mais comuns associados ao HMPV incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar.
Em alguns casos, a infecção pode evoluir para bronquite ou pneumonia, com manifestações clínicas semelhantes às de outros vírus que causam infecções respiratórias das vias superiores e inferiores.
Descoberto em 2001, o HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório (RSV). Crianças pequenas, idosos e pessoas imunocomprometidas são especialmente vulneráveis.
Segundo o CDC, ainda não há vacinas ou tratamentos antivirais específicos para o HMPV. O tratamento é de suporte, focando no alívio dos sintomas e na estabilização do paciente.
Comentários: