O Governo de São Paulo promove a partir de 2ª feira (11.nov.2024) até sábado (16.nov) a Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses. A ação é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “A meta é promover uma força-tarefa em todo o Estado, mobilizando e conscientizando a população sobre a importância de adotar os cuidados necessários. Esse é o período ideal para essas ações, visando prevenir o aumento de casos no verão, quando as chuvas favorecem a maior proliferação do inseto”, diz a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, Tatiana Lang.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 5.748 mortes por dengue em 2024 –outras 1.302 estão em investigação. No Estado de São Paulo, 1.892 pessoas morreram por causa da doença transmitida pelo Aedes aegypti.
INVESTIMENTOS DE R$ 20 MILHÕES
Em 2024, o Governo de São Paulo anunciou investimentos de mais de R$ 20 milhões como parte das medidas de enfrentamento à doença. Os recursos foram anunciados pelo COE (Centro de Operações de Emergências) e investidos na compra de 6.000 litros de adulticida, medicamentos, repelentes e equipamentos de nebulização, além da abertura de novos leitos. Para ampliar o acesso aos dados, o governo paulista lançou o Painel de Monitoramento da Dengue e o acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.
Comentários: