As forças armadas da Suécia adquiriram o C-390 Millennium da Embraer como a nova aeronave de transporte tático do país.
O anúncio da compra foi feito na noite deste sábado (9), mas o número de aeronaves previstas no acordo e o valor do contrato não foram divulgados.
De acordo com a empresa, que tem sede em São José dos Campos, a Suécia, país-membro da OTAN, escolheu a aeronave multimissão C-390 para modernizar sua frota de transporte tático militar.
Além da Suécia, outros cinco países europeus já utilizam o cargueiro, como a Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal. O modelo é operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2019.
A Embraer afirmou ainda no comunicado que a escolha do C-390 está homologada a uma tendência crescente entre os países membros da União Europeia e da OTAN que confirmam a eficácia da aeronave para atender às necessidades de defesa atuais e futuras.
Como é o C-390
A aeronave C-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.
A Embraer oferece também a versão do cargueiro com reabastecimento em voo, como é o caso dos modelos entregues à Força Aérea Brasileira. Nestes casos, as aeronaves são batizadas como KC-390.
A aeronave foi usada no resgate de brasileiros que deixaram Ucrânia após o início da guerra com a Rússia em 2022.
O cargueiro começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
Comentários: