A partir desta quinta-feira (17), a EDP realizará uma blitz de segurança para conscientizar sobre os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil no Vale do Paraíba. O mutirão acontece em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá, e vai se encerrar no dia 23 (quarta-feira).
Um veículo adaptado da EDP estará em circulação pelos canteiros de obras dos quatro municípios do Vale, reforçando orientações de segurança para evitar acidentes com as redes elétricas. O automóvel consegue simular situações de risco vivenciadas na prática por estes profissionais, com um poste, um transformador e cabos de alta tensão.
A EDP reforça sobre a segurança com dicas para as obras:
Capacitação e formação: Toda obra deve ter um responsável técnico, que vai supervisionar todos os detalhes e minimizar riscos;
· Normas de segurança: Conheça e cumpra todas as normas de segurança elétrica e regulamentações específicas.
· Planejamento e sinalização: Planeje a obra com antecedência e analise quais são os possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica. Use sinalização para alertar sobre áreas de risco elétrico;
· Identificação de fios e cabos: Antes de iniciar qualquer atividade com instalação elétrica interna, identifique os fios e cabos elétricos. Use etiquetas e cores padronizadas para facilitar o reconhecimento.
· Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use EPI, como luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha, para proteger-se contrachoques elétricos e outros riscos.
· Redobre a atenção: Cuidado com rolos, bastões de pintura e andaimes. Atenção para não esbarrar nos fios na hora de pintar a fachada. Além disso, antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, arames, calhas, certifique-se de que não há risco de encostar na rede elétrica.
Cronograma das ações:
- Jacareí
Centro – 17 de outubro, das 9h às 17h
- São José dos Campos
Jardim Boa Vista – 18 de outubro, das 9h às 17h
Jardim Oswaldo Cruz – 21 de outubro, das 9h às 17h
- Taubaté
Centro – 22 de outubro, das 9h às 17h
- Guaratinguetá
Figueira – 23 de outubro, das 9h às 17h
Comentários: