Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Terça-feira, 22 de Abril de 2025
RADIOSET
RADIOSET

Notícias Saúde

Dia Mundial da Saúde Bucal – Brasil só tem 45% de cobertura em odontologia

Apenas 68% dos brasileiros tiveram consulta odontológica no último ano

Dia Mundial da Saúde Bucal – Brasil só tem 45% de cobertura em odontologia
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado no dia 20 de março, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI), com o objetivo de incentivar práticas de higiene bucal em todas as idades, para reduzir problemas como cáries, doenças periodontais, perda de dentes e promover a saúde geral.

Ao contrário do que muitos pensam, a saúde bucal vai além de apenas escovar os dentes. A visita regular ao dentista é essencial para um acompanhamento adequado, mas esse acesso ainda é limitado para muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), divulgada em janeiro deste ano, apenas 68% dos brasileiros fizeram uma consulta odontológica no último ano. Desses, apenas 23% utilizaram o Sistema Único de Saúde (SUS) para isso.

A pesquisa também mostrou que a renda mensal está diretamente relacionada ao acesso ao dentista. Entre os brasileiros que ganham mais de 10 salários mínimos, 80% fazem consultas odontológicas regulares, enquanto entre os que recebem um salário mínimo, esse número é de 59%. A escolaridade também tem impacto: entre os que têm ensino básico, apenas 54% procuraram atendimento odontológico no período da pesquisa (de dezembro de 2023 a dezembro de 2024), enquanto entre os que concluíram o ensino superior, o índice sobe para 75%.

Leia Também:

Esses dados reforçam a necessidade urgente de ampliar o acesso a tratamentos odontológicos, especialmente na rede pública, para atender as populações mais vulneráveis. Em contrapartida, o Ministério da Saúde anunciou o maior investimento da história em políticas de saúde bucal, com R$ 4,3 bilhões destinados à área em 2024.

A meta é diminuir os índices de cárie, uma das doenças mais comuns na odontologia. Dados da última pesquisa “Saúde Bucal Brasil” indicam que 53% das crianças de 5 anos estão livres de cáries. Isso mostra que, com mais investimento e conscientização, é possível melhorar a saúde bucal da população brasileira.

Atualmente, o país tem 45% de cobertura em serviços de saúde bucal. A meta com tanto investimento é elevar essa cobertura para 70%.

 

Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!