Um alívio nas temperaturas está previsto para acontecer a partir de quarta-feira (9), mas, antes disso, os moradores da região do Vale do Paraíba terão que encarar mais um dia quente - esta terça-feira (8) será marcada pelo pico de calor na semana.
Diversas cidades, como por exemplo Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida e Guaratinguetá tem máxima prevista de 38°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ainda segundo a previsão, a região bragantina deve fica um pouco abaixo, já que Bragança Paulista e Atibaia tem máxima prevista de 37°C. São José dos Campos e Jacareí chegam no máximo a 36°C.
Segundo o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, o calorão desta terça-feira (8) ainda é motivado pela persistência de uma massa de ar quente que atua sobre o Brasil e aumenta as temperaturas desde setembro.
A partir de quarta-feira (9), no entanto, a situação deve mudar - isso por conta da atuação de um cavado (correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade) e de frente frias.
“Com o avanço das frentes frias e a reorganização da baixa pressão, as chuvas finalmente chegarão, alterando o cenário seco que domina a região”, explica o Clima Tempo, sobre a situação do Sudeste nos próximos dias.
Por conta disso, chuvas e quedas nas temperaturas estão previstas para os próximos dias. A primeira região impactada será o Litoral Norte, que já nesta terça-feira (8) terá um clima mais ameno, com máximas na casa dos 26°C.
Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí também não devem passar dos 30°C.
Comentários: