A partir de quarta (9) a estação chuvosa na RM Vale começa a ganhar força, trazendo consigo um período de maior instabilidade e chuvas frequentes. A mudança no clima é consequência da chegada de uma frente fria que se aproxima pelo litoral paulista, modificando as condições meteorológicas e prometendo amenizar as altas temperaturas registradas nas últimas semanas.
A quarta-feira deve começar com sol e temperaturas em elevação, com os termômetros oscilando entre 15°C e 30°C. Mas, com o avanço da frente fria ao longo do dia, espera-se um aumento da nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas no final da tarde e durante a noite. Essas chuvas podem ser acompanhadas de raios e ventos que mudam de direção, passando de leste para sudeste.
A quinta-feira (10) será marcada pela continuidade da frente fria, o que deixará o tempo ainda mais instável. Estão previstas chuvas ao longo do dia, com intensidade variando entre fraca e moderada. As temperaturas mínimas devem girar em torno dos 16°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 23°C. A umidade relativa do ar permanecerá elevada, com índices superiores a 65%.
Além disso, o acúmulo de precipitação entre quarta e quinta-feira pode atingir volumes significativos, entre 20 e 30 milímetros. Isso pode gerar chuva volumosa em alguns pontos da região, aumentando a atenção dos moradores para áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente em locais de serra e próximas aos rios.
Na sexta-feira (11) a instabilidade ainda estará presente, mas com maior probabilidade de períodos prolongados de sol. Mas, pancadas de chuva continuam previstas, principalmente durante a tarde. As temperaturas seguirão amenas, e a umidade do ar continuará em níveis elevados.
O sábado (12), que coincide com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, será marcado por muita instabilidade climática. Não há previsão de quedas acentuadas nas temperaturas, que devem variar entre 17°C e 24°C. A previsão indica que as chuvas continuarão durante o dia, consolidando o início da estação chuvosa na RM Vale.
Os próximos dias deverão marcar o início da semana mais chuvosa dos últimos seis meses em várias regiões do Brasil, e a RM Vale já começa a sentir os efeitos dessa nova fase climática, que promete aumentar gradualmente a quantidade de chuva e trazer maior frescor para o dia a dia da população.O
Comentários: