A Defesa Civil do Estado renovou o alerta para a possibilidade de ocorrência do fenômeno conhecido como ‘chuva preta’ no Vale do Paraíba, em razão da passagem de uma frente fria pela região a partir deste domingo (15).
O fenômeno ocorre quando nuvens de chuva encontram a fuligem de queimadas, que estão tingindo diversas cidades da região ao longo dos últimos dias. A ‘chuva preta’ pode ocorrer em diversas cidades do estado e São Paulo, um dos mais atingidos pelos incêndios florestais.
A ‘chuva preta’ poderá ocorrer em razão do aumento da concentração de poeira que vem do fogo nas áreas de vegetação – mais de cinco cidades do Vale enfrentam incêndios em áreas de mata. Com a chuva, as gotículas carregam parte dessa poeira e chegam ao chão com uma cor mais escura, por isso o nome de ‘chuva preta’.
Entre os cuidados recomendados por especialistas, está o de não beber a água dessa chuva e evitar jogá-la em jardins e plantas. O motivo é que a água estará poluída, assim como o fenômeno da chuva ácida.
A boa notícia é que a ‘chuva preta’ não deve ocorrer com tanta acidez na água como em outros lugares do estado, que enfrentam uma maior quantidade de queimadas nesse momento.
Comentários: