A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira, 1 mudanças no calendário do futebol brasileiro. Entre as novidades, está a ampliação de 64 a 96 times no Brasileiro da Série D de 2026.
Com essa alteração, torcedores de São José e Taubaté podem ter tido a esperança de os clubes conseguirem uma das novas vagas na competição. Porém, mesmo com a ampliação, as equipes ainda seguem sem vaga no torneio.
A CBF divulgou nesta quarta-feira quais serão os critérios para a composição dos times que disputarão a Série D de 2026. São os seguintes:
- Critério 1: 4 vagas para 4 clubes que descenderam da Série C de 2025
- Critério 2: 64 vagas para Federações Estaduais, considerando o Ranking Nacional de Federações de 2026
- Critério 3: 28 vagas para os clubes que atingiram a 2ª fase da Série D de 2025, excluídos os classificados pelos critérios anteriores
- Critério 4: Vagas restantes através do Ranking Nacional de Clubes, após a aplicação do Critério 3, considerando os clubes já classificados pelos critérios anteriores
A medida beneficiou os 32 times classificados para a segunda fase da Série D deste ano. Como quatro deles conseguiram o acesso (Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira), a CBF adotou a solução para substituí-los: premiar mais quatro federações com uma segunda vaga, segundo o Ranking Nacional de Federações a ser divulgado no fim de ano.
Com esses 32 pré-classificados, os outros 64 times participantes da quarta divisão de 2026 seguiriam o mesmo critério adotado desde 2022:
- Os quatro rebaixados da Série C do ano anterior;
- O primeiro estado do RNF (Ranking Nacional das Federações) tem direito a quatro representantes
- Do segundo ao nono estado do RNF têm direito a três representantes cada
- Do décimo ao vigésimo terceiro estado do RNF têm direito a dois representantes cada;
- Os demais estados têm um representante cada.
É exatamente esse último grupo, formado atualmente pelas federações de Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Amapá, que seria beneficiado com mais uma vaga.
Pelo Ranking Nacional de Clubes de 2025 da CBF, o São José ocupa a 153ª posição. O Taubaté não aparece na relação do ranking da CBF, que vai até o 238º lugar. O Burro da Central poderia sonhar com uma vaga por ter alcançado a semifinal da Série A2 deste ano, mas, mesmo assim, ainda não tem vaga na competição.