A campanha de vacinação contra influenza, chegará ao fim neste domingo (14). Para garantir a proteção contra a gripe, basta dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência.
A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e está disponível para toda a população com idade a partir de 6 meses. É recomendado que mesmo aqueles que foram vacinados no ano passado procurem reforçar a imunização, uma vez que o vírus da gripe passa por mutações anuais. As doses aplicadas são formuladas para proteger contra as cepas circulantes.
Até o dia 4 de julho, a campanha coordenada pela SES já havia distribuído um total de 9.157.311 doses nos 645 municípios paulistas.
Os meses de inverno são períodos críticos para problemas respiratórios como gripe, rinite e sinusite, devido às baixas temperaturas e ao clima seco. Crianças e idosos, por terem sistemas imunológicos mais vulneráveis, correm maior risco de complicações graves, podendo levar a internações e até mesmo óbitos.
Como se prevenir contra os vírus respiratórios?
Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras como:
- Higienização frequente das mãos e objetos;
- Mantenha o ambiente arejado;
- Beber bastante água e manter-se hidratado;
- Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
- Reforçar a imunidade;
- Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos;
- Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.
Comentários: