Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Terça-feira, 18 de Marco de 2025
RADIOSET
RADIOSET

Notícias Litoral Norte

Camarões do litoral de São Paulo estão contaminados por microplásticos

Resíduos podem causar problemas cardíacos, distúrbios hormonais e problemas de fertilidade.

Camarões do litoral de São Paulo estão contaminados por microplásticos
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um estudo preliminar do Programa Biota da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), revelou que entre 80% e 90% dos camarões do litoral paulista, especialmente o camarão-de-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), estão contaminados por microplásticos.

A pesquisa conta com amostras colhidas desde 2023 em Cananéia e na Baixada Santista, no Litoral Sul de São Paulo, e aponta que os camarões, que se alimentam de detritos do fundo marinho, estão altamente expostos aos resíduos, que têm até 5 mm e representam 92,4% dos plásticos encontrados no mar, variando apenas em quantidade de acordo com a dispersão das partículas na região. Esse tipo de poluição representa riscos para a saúde dos animais marinhos e seres humanos. A ingestão pode liberar compostos tóxicos, causar danos cardíacos, distúrbios hormonais e problemas de fertilidade.

A próxima etapa do projeto da UNESP vai investigar alterações nutricionais em camarões e outros crustáceos consumidos como alimento. Este é uma causa de grande relevância para saúde pública, especialmente por conta da vastidão da costa brasileira, que favorece o consumo de crustáceos e peixes, além do impacto ambiental que isso representa.

Leia Também:

Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!