Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias Vale do Paraíba

Após mortes de peixes, ANA autoriza aumento da vazão do Rio Paraíba

ANA autoriza aumento da vazão do Rio Paraíba após peixes mortos. Petrobras nega relação da Revap com a causa do problema

Após mortes de peixes, ANA autoriza aumento da vazão do Rio Paraíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) autorizou o aumento da vazão do Rio Paraíba do Sul como medida emergencial para combater a poluição que tem causado a morte de diversos peixes no trecho que abrange São José dos Campos e Caçapava. A decisão visa diluir os poluentes de forma mais rápida enquanto as investigações sobre a origem do problema prosseguem.

De acordo com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), a medida foi adotada em resposta ao grande volume de peixes mortos, especialmente da espécie mandi, que começaram a aparecer na região nesta semana. “A ANA autorizou o aumento da vazão para promover a diluição da carga poluidora, enquanto a CETESB apura as causas da mortandade”, informou o CBH-PS.

O foco das investigações está em uma área próxima ao bairro Vila Tesouro, em São José dos Campos, que inclui a captação de água da Refinaria Henrique Lage (Revap), operada pela Petrobras. Mas, a empresa negou qualquer relação de suas operações com o problema.

Leia Também:

Em nota, a Petrobras declarou que identificou os peixes mortos antes da área de captação no dia 22 de novembro e notificou imediatamente a CETESB para que as causas fossem apuradas. “Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental. Estamos colaborando com as autoridades para esclarecer o ocorrido e garantir a proteção dos recursos naturais”, afirmou a companhia.

O Rio Paraíba do Sul, que corta 24 cidades no Vale do Paraíba, é fundamental para o abastecimento de água, a preservação ambiental e as atividades econômicas da região. Por isso, a situação tem causado preocupação entre pescadores e moradores, além de mobilizar as autoridades.

Enquanto as investigações prosseguem, a medida de aumento da vazão busca minimizar os impactos da poluição no ecossistema do rio, considerado um dos mais importantes do sudeste brasileiro.

FONTE/CRÉDITOS: Life Informa
Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!