Hits Vale News - Sua fonte de Noticias no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região!!!

Quinta-feira, 12 de Junho de 2025
RADIOSET
RADIOSET

Notícias Política

ANDERSON (PSD) PODE FICAR INELEGÍVEL EM INVESTIGAÇÃO DO MP SOBRE ABUSO DE PODER

Após pagar por difamação contra Cury, Anderson será alvo de investigação do MP que pode cassar sua candidatura.

ANDERSON (PSD) PODE FICAR INELEGÍVEL EM INVESTIGAÇÃO DO MP SOBRE ABUSO DE PODER
REPRODUÇÃO
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na tarde desta quarta-feira (02), a Justiça Eleitoral condenou o candidato Anderson (PSD) a uma multa de 30 mil reais por pagar para que o Facebook e o Instagram impulsionassem um vídeo difamando o candidato Eduardo Cury (PL), o que é expressamente proibido pela legislação eleitoral, como já publicado anteriormente pela HVN.

Além da multa e da remoção do conteúdo negativo, a sentença proferida pela juíza Patricia Helena Feitosa Milani intimou o Ministério Público para se manifestar sobre a apuração de uma eventual prática de abuso de poder na conduta de Anderson, nos termos do § 7º-C do art. 28 da Resolução TSE nº 23.610/2019.

O Ministério Público Eleitoral, por sua vez, solicitou que uma cópia do processo seja encaminhada para a 9ª Promotoria de Justiça de São José dos Campos, que ficará responsável pela apuração do possível abuso de poder.

Leia Também:

Advogados consultados pelo portal HVN destacaram que a constatação da prática de abuso de poder pode levar o candidato infrator, no caso Anderson, à cassação do registro da sua candidatura e à aplicação de uma pena de inelegibilidade por 08 anos, nos termos do art. 22 da Lei Complementar nº 64/90.

Além disso, a Justiça Eleitoral concedeu nesta tarde duas medidas liminares para que o Facebook suspenda outros impulsionamentos contratados por Anderson Farias para potencializar mais dois vídeos de difamação contra Cury. Esses processos devem ser somados à primeira condenação e deverão ser levados em conta na investigação de abuso de poder, de acordo com os especialistas.

Diante da notícia de que Anderson poderá ficar inelegível e ter sua candidatura cassada ao final de investigação, começou a surgir no final da tarde, nas campanhas concorrentes, um pedido de boicote ao candidato Anderson, com a afirmação de que “votar em Anderson = anular o voto”, de acordo com uma imagem recebida pela redação o portal HVN, o que pode beneficiar as candidaturas de Eduardo Cury e Dr. Elton que, até o momento, não passam por nenhuma situação semelhante.

Até a publicação da reportagem o candidato Anderson não havia se manifestado. A matéria poderá ser atualizada.

Comentários:
POR REDAÇÃO

Publicado por:

POR REDAÇÃO

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!